O que faz a Terapia Ocupacional ?

29 de abril de 2021 0
aelius-post.jpg

Texto originalmente publicado pelo Instituto Neuro Saber.

A terapia ocupacional ajuda as pessoas a superar desafios referentes a dificuldades na realização das atividades diárias.

O terapeuta ocupacional ajuda pacientes com lesões, doenças ou deficiências a se desenvolverem, recuperar e melhorar as habilidades necessárias para a vida diária, a aprendizagem e o trabalho.

O terapeuta ocupacional (TO) ajuda pessoas de todas as idades a superar dificuldades físicas ou doenças para realizar atividades cotidianas. Sua atuação vai desde uma avaliação na casa do paciente para criar um ambiente de vida seguro até ajudar nas tarefas diárias, como se vestir, comer, fazer tarefas escolares, dirigir, etc.

Entende melhor o que faz a terapia ocupacional, neste artigo.

A terapia ocupacional

Um terapeuta ocupacional observa os pacientes realizando tarefas, faz perguntas e analisa seu histórico médico. Usa essas informações para avaliar sua condição e suas necessidades e estabelece um plano de tratamento com atividades e metas específicas.

O TO ajuda pessoas com diferentes deficiências em várias tarefas, como também uma pessoa mais velha com memória fraca a usar um computador ou uma criança com autismo nas atividades lúdicas. Através de exercícios, também ajudam a aliviar a dor de pessoas com doenças crônicas, como alongamentos para quem sofre de artrite, por exemplo.

Da mesma forma, pacientes com deficiências permanentes, como paralisia cerebral, muitas vezes, precisam de ajuda para realizar tarefas diárias. Nesses casos, os terapeutas ocupacionais ensinam a usar equipamentos adaptativos adequados, como muletas e cadeiras de rodas.

O que faz o terapeuta ocupacional

Alguns terapeutas ocupacionais trabalham em ambientes educacionais com crianças, individualmente ou em grupos. Avaliam as habilidades de crianças com deficiência, modificam o equipamento da sala de aula e as ajudam a participar das atividades escolares.

Alguns terapeutas oferecem intervenção precoce para bebês e crianças pequenas que têm, ou correm o risco de ter, atrasos no desenvolvimento.

Os terapeutas ocupacionais que trabalham com idosos ajudam seus pacientes a ter uma vida mais independente e ativa. Avaliam as habilidades e o ambiente do paciente e fazem recomendações, como o uso de equipamentos adaptáveis ​​ou a identificação e remoção de possíveis riscos de queda em casa.

Em alguns casos, os terapeutas ocupacionais ajudam os pacientes a criar ambientes de trabalho funcionais. Avaliam o espaço de trabalho, planejam atividades e se reúnem com o empregador do paciente para colaborar nas mudanças no ambiente de trabalho.

Os terapeutas ocupacionais também atuam em ambientes de saúde mental, ajudando pacientes com transtornos de desenvolvimento, doenças mentais e problemas emocionais. Ajudam esses pacientes a realizar atividades cotidianas, ensinando habilidades como gerenciamento de tempo, uso de transporte público e tarefas domésticas.

Além disso, os terapeutas podem trabalhar com indivíduos com problemas como abuso de drogas, alcoolismo, depressão ou outros transtornos. Em hospitais ou consultórios médicos, trabalham como parte de uma equipe de saúde, com médicos, enfermeiras e outros terapeutas. Podem também supervisionar assistentes e assessores de terapia ocupacional.

Como a terapia ocupacional ajuda

Um terapeuta ocupacional verifica as habilidades físicas, como força, equilíbrio e coordenação; mentais, como memória, estratégias de enfrentamento e organizacionais de seus pacientes.

A terapia ocupacional ajuda a superar dificuldades, educar ou instruir sobre como fazer as atividades com as habilidades que a pessoa possui, por exemplo, locomover-se em uma cadeira de rodas.

O TO também sugere atividades que ajudam o paciente a melhorar ou manter as habilidades que possui, por exemplo, melhorando suas estratégias de enfrentamento em diversas situações.

Os terapeutas ocupacionais não apenas ajudam a superar as barreiras, mas também a prevenir internações hospitalares desnecessárias e readmissões; mudanças prematuras para uma casa de repouso; acidentes de trabalho devido ao mau posicionamento da estação de trabalho e outras tensões organizacionais; abandono escolar devido à falta de atenção ou dificuldades de leitura e escrita; desemprego entre pessoas com deficiência de desenvolvimento ou doença mental.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que faz um terapeuta ocupacional, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!

Referências:

CARVALHO, Claudia Reinoso Araújo. A Identidade Profissional dos Terapeutas Ocupacionais: considerações a partir do conceito de estigma de Erving Goffman.

Site do Instituto Neuro Saber: https://institutoneurosaber.com.br

Gostaria de saber mais ? Contamos com uma equipe de profissionais focados na área de Terapia Ocupacional, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes para aproveitar todos os benefícios dessa modalidade de terapia.

 


Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logo-br

A Aelius é uma Clínica Integrada de Psicologia e Saúde, um espaço de atendimento multidisciplinar de referência, com profissionais altamente qualificados e acompanhamento terapêutico que proporciona uma vida melhor a quem procura estar bem.

Copyright 2018 Aelius – Desenvolvido por www.brclick.com.br