Ajude a reconstruir o o Rio Grande do Sul

5 de junho de 2024
riogrande.jpg

Objetivo da Página.

A tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul deixou centenas de vítimas e afetou milhões de pessoas, causando perdas incalculáveis. Apesar da chuva ter diminuído, o desafio de reconstruir vidas e comunidades continua.

Na Clínica Aelius, acreditamos na força da solidariedade e no poder de união em momentos de crise. Criamos esta página com informações detalhadas sobre como os moradores do Distrito Federal podem ajudar nossos irmãos do sul do país. Aqui você encontrará orientações sobre locais de doação, itens prioritários, e diversas formas de contribuição para auxiliar na recuperação das áreas afetadas.

Seu apoio é fundamental. Além de doações materiais, o povo gaúcho precisa de suporte emocional e social para superar esta tragédia. Abaixo, listamos várias iniciativas e plataformas que estão mobilizadas para fornecer ajuda efetiva. Você pode contribuir de diversas maneiras, desde a doação de alimentos e roupas até o apoio financeiro e voluntariado.

Sabemos que a rotina é corrida e o tempo é precioso, por isso agradecemos imensamente por dedicar um momento para se informar e participar desta causa. Juntos, podemos fazer a diferença e ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

Plataformas e sites de Apoio ao povo Gaúcho

Abaixo disponibilizamos mais detalhes e links para o apoio que pode ser realizado de forma on-line.

SOS Rio Grande do SUL

Páginas oficiais do Governo do estado com informações sobre o que doar:
https://sosenchentes.rs.gov.br/doacoes-em-geral 

Página reune informações sobre a rede de apoio ao Rio Grande do Sul:
https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial

Movimento União BR

Em parceria com a iniciativa pública e privada, o Movimento União BR está mobilizando doações para o Rio Grande do Sul (RS).

A população em geral que deseja contribuir com a causa, pode realizar doações, via Pix, para a chave doe@movimentouniaobr.com.br.


O Instituto da Criança é a ONG gestora financeiro da campanha, até o momento, a organização, especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil, já entregou ao estado mais de 100 mil itens, entre refeições, kits de higiene e limpeza e roupas. O trabalho é realizado em conjunto com o governo do estado do RS, Defesa Civil, ONGs locais e cozinhas solidárias.

Mais em https://www.movimentouniaobr.com.br/ 

 

Plataforma “Reconstruir”

Por meio da plataforma ‘Reconstruir’ será possível ver quais hospitais, escolas, centros de saúde e de lazer que foram mais atingidos e que tipo de investimento precisam receber do poder privado.

A plataforma e uma parceria da  prefeitura de Porto Alegre com uma empresa de tecnologia, e disponibiliza em tempo real os impactos de cada região e de cada instalação.

Para quem quer ‘adotar’ prédios danificados pela enchente, a plataforma já identificou 34 unidades de saúde e 167 escolas danificadas pelas cheias só em Porto Alegre.

Mais em https://prefeitura.poa.br/reconstruir

 

Banco de Projetos Incentivados

Prosas se une à causa de solidariedade em prol da população do Rio Grande do Sul e lança uma edição especial do Banco de Projetos Incentivados da Prosas (BIP), o BIP Rio Grande do Sul.

Batizada de Banco de Projetos Incentivados do Rio Grande do Sul, a plataforma já conta com cerca de 200 projetos aprovados nas leis federais de incentivo fiscal que estão previstos para serem executados no estado. Liberamos de maneira gratuita o acesso de investidores sociais interessados à vitrine de projetos, para que possam conhecer, entrar em contato e direcionar o seu imposto de renda para apoiá-los.

As empresas que desejam ajudar, poderão visualizar cada um dos projetos aptos a receber recursos. Caso se interessem por algum, o Prosas fará a conexão entre eles.

Mais informação: https://bip.prosas.com.br/rs


Plataforma AJUDA RS – Pascom RS

Desenvolvido em parceria com a Pastoral da Comunicação do Rio Grande do Sul e com o apoio da CNBB, o projeto AJUDA RS reforça a solidariedade promovida pela Campanha “É Tempo de Cuidar”.

Desde o seu início,o projeto conta com a valiosa colaboração de empresas de diversas áreas que se voluntariaram para apoiar a causa. Estas empresas, movidas por um espírito de solidariedade e responsabilidade social, estão fornecendo recursos, serviços e expertise para fortalecer a iniciativa.

Além das empresas, instituições sem fins lucrativos se uniram ao AJUDA RS, criando uma comunidade coesa e empenhada em oferecer assistência àqueles afetados pela tragédia. Essa rede de apoio, formada por entidades religiosas e civis, reflete a unidade e a cooperação essenciais em momentos de crise.

Mais info em https://ajudars.com.br/ 


Ajuda Rs – Bento

Site reúne ajuda completa para afetados no Rio Grande do Sul Descubra o endereço online que centraliza informações sobre doações, locais de inundação, abrigos seguros para mulheres e crianças, pontos de retirada de água e várias outras. Participe ativamente da rede de apoio!

O site reúne também informações como quais locais ainda são áreas de risco, pontos de distribuição de água e cadastro para voluntários em abrigos. 

A ação foi divulgada por um grupo de influenciadores organizado pela cantora gaúcha  Luísa Sonza, e pelo comediante piauiense Whindersson Nunes. O grupo conta com celebridades como a empresária Mari Saad, a atriz Juliana Paes, e as cantoras Preta Gil e Juliette e juntos, somam mais de 50 milhões de espectadores.

Mais info em: https://bento.me/ajudars 

 

Movimenta RS

Plataforma criada para promover produtos e serviços do Rio Grande do Sul para todo o Brasil.

O Rio Grande do Sul passa por grandes dificuldades devido as enchentes que assolam o estado. Para que a onda de solidariedade continue, o ideal é que pessoas possam consumir marcas de empresas do estado para manter a economia gaúcha viva e forte.

Acesse a plataforma e descubra as marcas Gaúchas que precisam do seu apoio, ajude a movimentar o Rio Grande do Sul

Mais info em https://movimentars.com.br/


Pets RS

Plataforma digital usa IA para conectar pets perdidos a tutores no RS Já são 3.000 donos cadastrados na plataforma em busca de seus bichinhos.

Na plataforma, que pode ser acessada neste link, o tutor precisa cadastrar nome, raça ou espécie, sexo, localização do último lugar que o animal foi visto e também enviar fotos de boa qualidade do pet.

O tutor também deve deixar um número para contato. Em outro link, há o formulário de animais que estão em abrigos, com as mesmas informações para preencher.

Mais info  https://petsrs.com.br/


Plataforma Abrigos RS

A aplicação AbrigosRS surgiu como uma das diversas respostas inovadoras e solidárias às crises provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com mais de 100 profissionais da área de tecnologia, incluindo desenvolvedores, analistas de dados e cientistas de dados e juristas, esse grupo voluntário uniu-se para criar soluções tecnológicas que pudessem ajudar as vítimas das enchentes de maneira eficiente e organizada.

A plataforma integra informações sobre os abrigos para que os órgãos públicos possam acessar dados em tempo real sobre os desabrigados e suas necessidades.

Além disso, os voluntários também desenvolveram o aplicativo Apoio Enchentes RS, inspirado no modelo do Tinder, para conectar as necessidades dos abrigos diretamente com a sociedade. Através desse aplicativo, a população pode se informar sobre as necessidades específicas dos abrigos e oferecer ajuda de maneira prática e direta.

Mais informação https://abrigosrs.org/

 

Plataforma Achados e Perdidos

Apesar do nome estranho, a plataforma tem permitido que familiares que tenham pessoas desaparecidas possam compartilhar as informações dos entes que procuram. As vítimas costumam ser cadastradas com fotos, último local em que foram vistas, a idade e o contato do familiar que busca por elas.

Reunir informações de vítimas das enchentes que estão em locais seguros é o objetivo também da página Resgatados RS, com 18 mil cadastrados.

Mais informação https://www.achados-e-perdidos-rs.com.br/

Você é do DF ? Saiba como Ajudar o Rio Grande do Sul:

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou a lista de necessidades prioritárias para as vítimas das enchentes que atingiram o estado nos últimos meses. Os brasilienses interessados em ajudar o povo gaúcho podem contribuir com esses donativos, essenciais para atender à população desabrigada e demais afetados pela tragédia. Para isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza diversos pontos para coleta de doações (confira mais abaixo).

Segundo o portal SOS Enchentes, vinculado ao governo gaúcho, entre as principais demandas atuais estão: cesta básica, cobertores, roupas íntimas novas (masculinas e femininas), meias, água sanitária, sabão em pó, escova e pasta de dente, desodorante e xampu.

Também são bem-vindas as doações de kits de limpeza (um litro de desinfetante, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza) e de higiene pessoal (um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear, quatro rolos de papel higiênico, repelente e álcool gel). O ideal é realizar a entrega do kit pronto, pois dispensa as etapas de triagem e montagem, agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade.

Além disso, o governo gaúcho também pede a doação de materiais de limpeza e outros itens, como colchões (novos ou em bom estado), roupa de cama e banho, e fraldas (infantis e geriátricas).

No caso de medicamentos, as doações devem ser feitas exclusivamente por meio de organizações não governamentais (ONGs), laboratórios farmacêuticos, distribuidoras de medicamentos e por estados e municípios. Por enquanto, não são aceitas doações de remédios por pessoas físicas.

Cabe ressaltar que, de acordo com o governo do Rio Grande do Sul, os estoques de água mineral já estão plenamente atendidos no momento, não havendo necessidade de novas doações. Roupas, calçados, móveis e utensílios domésticos também não estão sendo recebidos.

Onde doar

Atualmente, os mantimentos são recebidos nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), na Base Aérea de Brasília, no Anexo do Palácio do Buriti, nas salas 104 e 900, e outros pontos espalhados pelo DF.

Veja os endereços dos pontos de coleta :

Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF
Confira os endereços neste link – Clique aqui

Base Aérea de Brasília
Endereço: Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília
Horário: 8h às 18h

Anexo do Palácio do Buriti
Endereço: salas 104 e 900, Eixo Monumental
Horário: 8h às 18h

Estações do Metrô do DF – Clique aqui para visualizar os endereços

Zoológico
Endereço: Via L4 Sul
Horário: 8h30 às 17h

Quartéis da Polícia Militar do DF
Endereços clicando aqui 

Administrações regionais
Endereços clicando aqui 

Samu
Endereços clicando aqui 

Detran
Doações podem ser entregues nas viaturas e nas unidades – endereços clicando aqui

Novacap
Endereço: Setor de Áreas Públicas, Lote B S/n SIA Sul
Horário: 8h às 17h

Importante: Essa página foi publicada no final de Maio, antes de se deslocar ao local, se possível confirme se os postos estão ativos.

 

 




Precisando de suporte em sua jornada em busca de saúde e bem-estar ?
Clique aqui e fale conosco via WhatsApp  –  (61) 9276-4704


 

Dúvidas ? Entre em contato conosco clicando aqui, a equipe Aelius está a sua disposição para oferecer acolhimento e suporte, promovendo sempre saúde e bem estar.

 

 

Copyright 2018 Aelius – Desenvolvido por www.brclick.com.br

Fale conosco via WhatsApp