Dia dos avós – Confira os benefícios dessa relação

26 de julho de 2022 0
avos.jpg

Hoje é dia de louvar esse personagem tão importante em nossas vidas, nossos avós que entregam tanto amor, feliz dia dos avós a todos. Para essa data tão especial, listamos alguns benefícios tangíveis, comprovados pela ciência, e outros intangíveis que só o coração entende.

Sim, já sabemos que a relação de avós e netos envolve muito amor, uma mistura de colo de carinho infinito, abraço apertado e afeto que não tem fim, somados a sabedoria de quem viveu a vida e tem muito a compartilhar, porém nos dia dos avós, passamos para lembrar que essa relação mágica, não é algo apenas teórico e restrito a nosso imaginário, mas seus benefícios são comprovados cientificamente.

Existem muitas pesquisas que mostram isso, entre elas, recentemente a Universidade de Oxford demonstrou que a convivência faz bem para os avós e as próprias crianças.

Este estudo com 1.600 meninos e meninas, ficou evidente que os netos que tiveram mais contato com os avós demonstraram mais felicidade e situação de bem-estar geral, principalmente aqueles que nos primeiros anos de vida contaram com os avós para ganhar uma dose extra de segurança emocional.

Por outro lado, o convívio com os netos aumentam as chances de socialização e a medida em que avôs que estão ativamente envolvidos na vida dos netos, possuem melhor bem-estar do que os que são mais passivos, apresentando um risco reduzido de sofrer Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.

Outro estudo, mostra que o fato de cuidar dos netos dá aos avós uma sensação de significado, identidade e finalidade, especialmente quando eles já deixaram de trabalhar. Na análise, 72% dos entrevistados acham que “ser avô/avó é a coisa mais importante e satisfatória na sua vida” – citando esse papel como mais relevante que viagens ou segurança financeira.

Já com relação aos netos, as crianças que têm relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro. O envolvimento dos netos com os avós, de acordo com o mesmo estudo, também aumenta o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e a fazer ou manter amigos.

Mas seja por esses benefícios tangíveis demonstrados pelos estudos, ou os intangíveis que só o coração entende, pais devem incentivar ao máximo o contato e o vínculo entre seus filhos e os avós. Para os que moram longe, busquem viabilizar mais visitas, fazer uma vídeo chamada com mais regularidade, ou até enviar as crianças para passarem férias com vovó e vovô.

Para os que moram perto, a relação com os avós deve ir além daquela ajuda tão bem vinda em momentos de dificuldades ou lazer, é importante sempre proporcionar encontros entre avós e netos (como os tradicionais almoços de domingo) para sempre haver um melhor relacionamento. O importante é dar a oportunidade para que esse amor gere laços afetivos e fortes lembranças para a criança no futuro.

Por isso, hoje é dia de louvar esse personagem tão importante em nossas vidas, que entregam tanto amor, desejamos um feliz dia dos avós a todos, aproveitem para dar abraço apertado, agora acompanhado de benefícios cientificamente comprovados !

 

Dúvidas ? Entre em contato conosco clicando aqui, a equipe Aelius está a sua disposição para oferecer acolhimento e suporte, promovendo sempre saúde e bem estar.

 

 


Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logo-br

A Aelius é uma Clínica Integrada de Psicologia e Saúde, um espaço de atendimento multidisciplinar de referência, com profissionais altamente qualificados e acompanhamento terapêutico que proporciona uma vida melhor a quem procura estar bem.

Copyright 2018 Aelius – Desenvolvido por www.brclick.com.br